Parceria é fundamental no outsourcing

0
2


Autor: Roni de Oliveira Franco

 

O outsourcing ganha força no Brasil, mas enfrenta processo de consolidação no mercado. Alguns fatores podem ser atribuídos a este cenário ainda de incerteza. A falta de conhecimento sobre o significado do outsourcing é o principal deles. O conceito centra-se na terceirização de algumas áreas dentro de uma empresa que não representa o core business da organização – a chamada atividade-meio. O mais habitual no Brasil tornou-se implementar o outsourcing de TI e de BPO (Business Process Outsourcing) – este último envolve a parte contábil, fiscal e financeira.

 

Outro item importante refere-se à questão da redução de custos. Muitas empresas ainda acreditam que, ao contratarem uma empresa de outsourcing, o maior ganho será este. Porém, se enganam quando apostam tudo nessa premissa. A qualidade do serviço prestado é fundamental, pois ela acarreta eficiência – e é isso que provavelmente trará a tão sonhada diminuição de despesas e desperdício.

 

Dentro desse contexto, a parceria nesse campo se torna fundamental. A contratada ter experiência e profissionais qualificados para atender as demandas exigidas são uns dos maiores benefícios na aplicação do conceito. No entanto, faz-se necessário que se combine entre as parte envolvidas como o serviço se procederá e quais facilidades terão para os ajustes necessários ao longo do processo – não se introduz terceirização sem que progressos sejam feitos ao longo do contrato e que exigem envolvimento direto da contratante para evolução do trabalho e alcance dos resultados.

 

Pesquisa recente da Management Tools and Trends (2009) mostrou que o outsourcing é reconhecido como uma ferramenta de gestão. Ou seja, por conta deste dado, já podemos perceber que os executivos em todo o mundo estão verificando a verdadeira importância da contratação de uma empresa de outsourcing para ajudar a administrar os negócios. E não deverá ser diferente no Brasil a médio prazo.

 

O crescimento de outsourcing será gradual e, como qualquer outro serviço, quando houver um aumento expressivo de demanda, já se poderá observar com mais clareza o funcionamento adequado de parcerias dentro do conceito.

 

Roni de Oliveira Franco é sócio da Trevisan Outsourcing.