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Perfil dos usuários da Lei Do Not Call



A Zipcode, empresa provedora de informações para marketing, crédito, cobrança e anti-fraude com uma base de milhões de dados de consumidores e empresas, analisou os telefones registrados no site da Fundação Procon para a Lei nº 13.226/2008. Intitulada como Lei do Bloqueio de Telemarketing, ela permite aos usuários de telefonia cadastrar os números via internet para não receber ligações de call centers.


Desde que a Lei entrou em vigor no Estado de São Paulo, em 1º de abril de 2009, o site do Procon-SP recebeu até março de 2011 o total de 761.647 mil números telefônicos. Deste montante, 453.513 (60%) são linhas fixas, e 308.134 (40%) móveis.


Na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), São Paulo registra 14.701.308 milhões de linhas fixas instaladas e 51 milhões de linhas móveis. Ou seja, a Lei de bloqueio de telemarketing atinge a 3% da base das faixas e 0,060% da de celulares em São Paulo.


Pela aferição da Zipcode, o pico de cadastros em São Paulo aconteceu em 2009, com 598.451 mil  linhas, ou seja 78% do total bloqueado. No ano seguinte, o número caiu para 156.004 (20%), e nos três primeiros meses de 2011 recebeu apenas 7.102 (1%) telefones que pediram bloqueio, do total de 761.647.


Além de São Paulo, outros seis Estados aderiram à Lei (Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraíba, Paraná e Mato Grosso do Sul), além da cidade de Joinville. Juntos, os Procons de suas respectivas regiões acumulam 151.084 cadastros telefônicos. Somando os sete Estados, o volume de telefones que bloquearam as chamadas chega a 912.731. Os números fixos acumulam 542.330 e os celulares 368.404, representando 59% e 40% respectivamente.


“Os telefones do Procon são cruzados na base da dados da Zipcode para então chegarmos às informações mais detalhadas. Com isso, conseguimos disponibilizar às empresas de call center dados mais precisos para que de posse dessas informações, elas tracem suas estratégias de comunicação junto aos potenciais clientes, sempre respeitando as regras de privacidade estabelecidas pela Lei Do Not Call”, explica Arthur Guitarrari, gerente de novos negócios da Zipcode.

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