Pesquisa aponta crescente demanda por convergência de redes

0
2

Em pesquisa realizada 30% dos clientes corporativos da Nortel Networks já efetuaram a convergência de suas redes de voz e dados e 61% pretendem fazê-la nos próximos cinco anos, de acordo com Mindware Research, instituto independente de pesquisa do mercado de tecnologia. A pesquisa incluiu aproximadamente 100 profissionais de corporações, redes e TI, que participaram da Global Connect 2003, a última conferência anual da Associação Internacional de Usuários da Nortel Networks conhecida pela sigla INNUA – International Nortel Networks Users Association.
Os participantes indicaram a facilidade de instalação de aplicações, a capacidade de instalar funções de voz avançadas, os menores custos de cabeamento e os menores custos de mudanças, adições e alterações como razões principais para realizar a convergência de suas redes. Além disso, 60% entendem que as redes locais sem-fio, conhecidas por WLAN – wireless local area network, são “críticas” para o aumento da produtividade dos funcionários. Também, foi dado destaque à segurança da rede, com 71% dos entrevistados afirmando que suas empresas estão investindo em soluções avançadas de segurança.
A pesquisa ainda descobriu que 14% das empresas entrevistadas estão instalando soluções WLAN na empresa toda e 20% em determinados departamentos. Oitenta por cento acreditam que as soluções WLAN vão aumentar a mobilidade de seus funcionários. Cinqüenta por cento dos entrevistados afirmaram que a segurança de suas redes e dados são sua principal preocupação na área de TI. Entre outras preocupações, citaram: proteção contra vírus e hackers, segurança wireless e recuperação de desastre. Oitenta e cinco por cento destacaram que a segurança é vista como um ponto “crítico” para suas empresas. Setenta e um por cento afirmaram que empregam medidas de defesa de perímetro – firewalls, sistemas de detecção de invasão (IDS), application proxies e VPN (Virtual Private Network) – para a segurança de suas redes.