Plano de carreira para reter colaboradores



A empresa possui um profissional que se destaca e que se esforça para fazer sempre o melhor. Ele possui característica de quem quer crescer na carreira, e se não for dada uma atenção especial, rapidamente poderá perdê-lo para o mercado. Diante disso, é fundamental que a empresa passe a pensar na implantação de uma política de planos de carreiras.

 

“Um bom profissional tem sempre os seus objetivos profissionais bem definidos, assim é fundamental que ele tenha perspectivas de onde pode chegar e quais as regras para atingir. E é isso que um plano de carreira fornece, pois é uma ferramenta utilizada para que a empresa possibilite o desenvolvimento de pessoas através de estratégias que estabeleçam a melhoria contínua dos processos organizacionais e desenvolvam as pessoas com capacidade real de assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade”, explica o diretor executivo da Innovia Training & Consulting, Ricardo Barbosa.

 

Alguns pontos são apontados por Ricardo Barbosa como sendo imprescindíveis para que a política de plano de carreira de uma empresa de certo, dentre as quais se destacam:

 

– As regras devem estar bem claras e ter constantes revisões para que não seja algo engessado. Hoje com a velocidade das mudanças, o plano tem que ser dinâmico e adaptativo.

 

– Os gestores tem que estimular o subordinado a planejar sua carreira, avaliar com realismo os objetivos e necessidades de desenvolvimento de seus subordinados, aconselhar seus subordinados no desenvolvimento conciliado com a empresa e acompanhar a implementação do plano de carreira de seus subordinados.

 

– O ideal é incentivar ao colaborador fazer uma autoavaliação de seus potenciais e que além disto, tenha uma avaliação do gestor e solicite para que os seus pares também o avaliem.

 

– Para a empresa é importante fazer uma analise da cultura, pesquisa de clima organizacional,desenho de cargos, educação continuada e um plano de desenvolvimento operacional,administrativo e gerencial.

 

– Tome notas de todos os dados que considerar relevantes para montar o plano de carreira, e defina alguns dos tópicos mais relevantes. Só depois de ter uma boa base de ideias em rascunho, deverá começar a avaliar as informações recolhidas.

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