Como consequência da atual situação econômica brasileira, as empresas devem investir esse ano em otimização de custos e de processos em 2015. Com isso, a Plusoft enxerga grandes oportunidades. O CEO da Plusoft, Guilherme Porto, entende que para enfrentar o desafio do mercado, que sofre uma pressão conjuntural de não crescimento, a melhor solução é apoiar as empresas e incentivá-las a desenvolver uma ação estratégica forte com a própria base de clientes, uma vez que a prospecção de novos negócios possa eventualmente estar comprometida. “É para isso que nós nos preparamos para 2015.” A empresa acredita que o sucesso de 2014, com a dimensão do autosserviço, irá se expandir em 2015, trazendo um ano muito bom. “A Plusoft, por estar neste mercado há mais de 26 anos, entendeu que a dimensão do autosserviço é a melhor estratégia para a redução de custos operacionais com eficiência”, afirma. Em entrevista, Porto destaca qual deve ser o cenário para esse ano.
Callcenter.inf.br – O que espera para o mercado em 2015?
Porto: Apesar do mercado apontar como um ano mais difícil para os negócios, nossa expectativa é de crescimento, pois o mercado em geral vai trabalhar por otimização de custos e de processos. E, sempre que há uma condição conjuntural de preocupação extrema com custo e crescimento, a tecnologia se mostra como uma grande opção de se fazer isso de forma rápida, eficiente e com o ROI extremamente favorável. A Plusoft acredita que o sucesso de 2014, com a dimensão do autosserviço, irá se expandir em 2015, trazendo um ano muito bom, apesar das notícias de mercado e dificuldades de crescimento.
Quais devem ser as tendências em tecnologia de gestão de clientes para 2015?
Em 2015, a tendência de tecnologia é o autosserviço como um fator de redução de custo operacional. E como? Por meio de chats virtualizados, comunidades de clientes, APP’s direcionados a públicos específicos, trazendo para o smartphone a condição do cliente ser atendido a qualquer tempo, em qualquer lugar.
Qual deve ser o grande desafio das empresas no relacionamento com os clientes?
O maior desafio é uma quebra de paradigma, onde você começa a mostrar que o canal de voz passa a não ser tão estratégico para o relacionamento com clientes, considerando que o mercado passa a ter consumidores de várias gerações (X, Y, Z). Assim, é preciso começar a disponibilizar canais alternativos e interagir por meio da mídia social, da resposta de chats virtualizados e da interação por comunidades de clientes. Ou seja, os canais alternativos, adequados às necessidades das diferentes gerações, vão mudar a forma das empresas se relacionarem com os clientes em 2015 e 2016.
Quais são os planos da empresa para o próximo ano?
A Plusoft, por estar neste mercado há mais de 26 anos, entendeu que a dimensão do autosserviço é a melhor estratégia para a redução de custos operacionais com eficiência, nos principais canais de interação com o cliente. Então, essa condição de ter feito em 2014 uma solução vencedora, a nossa perspectiva para 2015 é a de colher os frutos de quem soube entender o mercado e as necessidades dos clientes com antecedência de pelo menos dois anos. Ou seja, existe um oceano azul favorável de crescimento muito apoiada na experiência da empresa, que sabe como fazer e como ajudar os nossos clientes a entender melhor e melhor os seus clientes.
Qual a meta de crescimento?
Nossa meta de crescimento é de 23%. Uma estimativa baseada em uma estratégia de software como serviço, em um modelo tanto para plataforma de CRM como para os produtos que complementam a plataforma de CRM, que podem ser utilizados de forma independente, mesmo que o CRM não seja Plusoft.