Autor: Alexandre Azzoni
A sociedade está em constante evolução, por isso, as ações que faziam sucesso entre os clientes há 10 anos, hoje são encaradas como obsoletas. Um exemplo dessa mudança tem a ver com as novas expectativas dos consumidores. De acordo com uma pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, que ouviu 1.350 pessoas, 61% dos brasileiros entrevistados preferem um bom atendimento a descontos ou qualquer outro tipo de vantagem oferecida pelas empresas.
Sendo assim, o customer experience se tornou essencial para as empresas que querem de fato fidelizar seus clientes, montando uma rede cada vez mais forte de consumidores. Em vez de focar todos os esforços e investimentos na prospecção de novos clientes, as companhias que aplicam ações voltadas a essa prática sabem valorizar como ninguém os consumidores que já confiaram em sua marca e em seus produtos e serviços.
O processo de fidelização dos consumidores envolve uma série de etapas que, juntas, garantem a eficácia do trabalho. O customer experience auxilia as empresas em diversos aspectos importantes para a retenção, como por exemplo, fortalecimento da imagem da empresa e vantagem competitiva.
Ao implantar essa estratégia nas ações diárias, é possível agregar valor à imagem da empresa e despertar pontos importantes para o fortalecimento da marca, como atenção do consumidor, autoridade e relevância no negócio.
Em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso investir em estratégias que possam destacar a empresa, atraindo e fidelizando mais clientes. E assim, dar passos importantes à frente da concorrência, oferecendo aos consumidores uma experiência diferenciada, que vai além do tradicional processo de compra. Sem falar que a satisfação dos clientes acaba por torná-los propagadores espontâneos da marca, atraindo cada vez mais consumidores.
Alexandre Azzoni é diretor da Callflex.