Como a atividade deve, enfim, ser chamada? A polêmica, aberta pelo artigo do especialista José Teófilo Neto, questionando a utilização de outras denominações como call center e central de relacionamento, ganhou comentário de apoio de Marcos Emilio, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, além da Enquête do portal Callcenter.inf.br. Na Enquête, há a divisão da opinião dos visitante que estão votando.
Em carta endereçada ao autor do artigo, José Teófilo, Marcos comenta que “li atentamente o seu artigo no Callcenter.inf (Estamos Tucanando?). Acho que a Associação Brasileira de Telemarketing vem fazendo um trabalho muito interessante, mas erra na tentativa de “melhorar” a imagem do setor negando o telemarketing, como se esse aspecto fosse o causador da imagem negativa”.
Ele justifica que, em conversa com o ministro Aldo Rebelo (deputado federal), autor de um projeto sobre a língua portuguesa, “eu perguntei sobre o telemarketing e ele me disse que ‘o telemarketing era um direito adquirido da sociedade e portanto não era nenhum abuso ou excesso’.” Marcos Emílio, que preside o Sindicato ligado à CUT, lembra ainda que ao participar de um evento com a prefeita Marta Suplicy ela reforçou os argumento de que “o setor de telemarketing é responsável por 500 mil
empregos no país etc…”.
Marcos conclui a carta enviada a José Teófilo argumentando que “portanto, o setor de telemarketing era conhecido pela sociedade e autoridades pela parte pior do telemarketing e na medida em que pessoas sérias do setor passaram a demonstrar o que de fato o setor significa a tendência está sendo de inverter essa lógica”. “Portanto, gostaria de parabenizar seu artigo, que coloca o debate sobre o setor de forma muito lúcida e necessária”, salienta. Ele finaliza propondo a promoção do debate sobre o assunto iniciado pelo portal Callcenter.inf.br.
Sobre a Enquete – É importante ressaltar que o sistema utilizado para contabilizar os votos não permite que um IP (Internet Procotol, o número de identificação de um servidor ou micro ligado à web) vote duas vezes, inibindo duplicação.