Autor: Leonardo Brandão
Muitos aspectos de uma operação de telemarketing ativo costumam estar escondidos da visão de um gestor. Certas variáveis não são percebidas intuitivamente e é preciso descobrí-las para aprender a tomar decisões que levem a operação a ter um resultado estrategicamente esperado: qualidade nos contatos, redução de custos de telefonia, melhor produtividade dos operadores e retorno do investimento.
Com o objetivo de buscar formas de prospectar novas vendas e aumentar a receita, as organizações estão voltando os esforços para as estratégias, visando melhorar o relacionamento com os clientes. A definição da estratégia baseia-se em alguns pontos principais: qualidade do mailing, avaliar o nicho/perfil do mercado que está se trabalhando e ter uma boa equipe de planejamento outbound visando ter um maior controle e análise das operações. O acompanhamento e gerenciamento dos resultados e a criação de uma área de DBM visando ter o retorno das campanhas também são importantes.
O planejamento de ações estratégicas ainda é pouco difundido entre as empresas, mas a cada dia tem crescido devido a importância dentro do cenário de callcenters. Ter um bom mailing, uma boa equipe de vendas e um bom produto não lhe proporciona sucesso garantido caso você não encontre o prospect ou não faça um contato no momento mais propício.
Trabalhar com inteligência é estreitar o relacionamento com o cliente através do marketing one-to-one, entendendo a sua necessidade em não tê-lo contatato em horas inoportunas, sem deixar de oferecer todas as vantagens que seu produto possui.
Leonardo Brandão é supervisor da área de planejamento do callcenter do Banco Real no Rio de Janeiro e consultor de planejamento outbound da Class Assessoria e Serviços.