A Paradigma – Tecnologia e Orientação de Negócios e a Multiação Call Center, ambas de Florianópolis, juntamente com a Direct Talk, irão lançar no mercado, dentro de 60 dias, o Portal Saldo (e-saldo). “É um portal diferente no conteúdo e na forma, sem similares com o que há na Internet”, afirma o diretor comercial da Paradigma, Gerson Schmitt. Trata-se da união de quatro canais de venda – corpo a corpo, catálogo, callcenter e Web – de uma forma simples e prática, com a única finalidade de comercializar o que não é mais de utilidade para uma empresa, mas interessa a outra.
“O Portal Saldo tem o que há de mais moderno – chat center, solução oferecida em parceria com a Direct Talk –, mas ao mesmo tempo opera com métodos básicos, como a oferta e a contra-oferta”, ressalta o diretor da Multiação, Sérgio Luiz Sacenti.
Segundo ele, o único ônus para quem vende é a comissão de 5% para o Portal Saldo. Essa é também a principal renda do portal, acrescida da publicidade. De acordo com um panorama traçado por Schmitt, os negócios periféricos (a partir das sobras) representam 5% a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do País. Restringindo-se a Santa Catarina, o potencial de mercado é de aproximadamente R$ 2 bilhões por ano. Tendo em vista o planejado – atingir 20% deste mercado dentro de dois anos –, o volume de negócios deve girar em torno de R$ 400 milhões, o que representaria uma receita de R$ 2 milhões por ano.
Na primeira fase, a e-saldo (www.esaldo.com.br) estará incluindo, nos próximos dois meses no Portal Saldo, pelo menos 20 empresas de Santa Catarina. Em 12 meses de operação, a expectativa é chegar a 10 mil cadastrados, informa Schmitt. Inicialmente, o foco de negócios do portal vai estar voltado para o Estado, mas qualquer empresa, de qualquer lugar, pode se cadastrar.
O elemento humano é extremamente valorizado em todo o sistema, ressalta Schmitt. Até mesmo na Web procurou-se humanizar o processo. Em parceria com a Direct Talk, o portal conta com um serviço de chat center – espécie de callcenter pela Internet –, no qual o cliente pode esclarecer suas dúvidas e fazer comentários diretamente com um atendente e em tempo real.
“Com o Web callcenter, procuramos dar mais eficiência a um processo já conhecido de atendimento”, comenta Schmitt. Ele acredita também que essa solução aumentará significativamente o processo de conclusão de vendas. A solução de nome homônimo está sendo uma saída das empresas de telemarketing para superar as expectativas dos seus clientes da chamada Nova Economia. A solução vem agilizar o fechamento de negócios via Web, e principalmente oferecer um atendimento personalizado e eficiente aos clientes que utilizam o Direct Talk.
A parceria entre a Paradigma e a Multiação está focada na aproximação de identidades complementares: relacionamento e tecnologia para explorar o comércio eletrônico, explica Sacenti. O relacionamento com os clientes será garantido pela equipe de 400 funcionários da Multiação, e através da parceria com a Direct Talk, fornecedora da tecnologia, garantir a eficiência e agilidade do atendimento do chat center. Novos serviços devem ser agregados ao portal, de acordo com a sua evolução. A solução de voz sobre IP e o gerenciador de e-mail estão na lista, e também são oferecidos pela Direct Talk.