Apesar de ter sido um ano de grandes desafios, 2014 se mostrou também como de muitas oportunidades para a Presence Technology no Brasil. Embora o mercado tenha crescido pouco em novos negócios, por conta da redução nos investimentos das grandes empresas, a empresa de tecnologia projeta crescimento de 100% no faturamento – 40% de clientes que já existiam e 60% novos. “A Presence teve que mostrar muita criatividade para ser relevante nas oportunidades que se apresentou. Mas, de maneira geral, o ano foi bastante interessante, com muitas oportunidades e bons resultados”, avalia Eric Lieb, country manager da Presence Technology no Brasil, acrescentando que foi um ano de investimentos para suportar o crescimento de clientes e de canais. Em entrevista exclusiva, Lieb fala sobre o ano de 2014, tanto para o mercado como um todo, quanto para a Presence.
Callcenter.inf.br – Que avaliação faz de 2014 para o mercado de tecnologia de gestão de clientes?
Lieb: Sem dúvida, 2014 foi um ano cheio de desafios. O mercado, como um todo, teve pouco crescimento em novos negócios, e observamos uma redução nos investimentos das grandes empresas, talvez motivados por vários fatores externos, incluindo a Copa do Mundo e as eleições, que, entre outros fatores, empurraram inúmeras decisões de investimentos para o ano seguinte.
Que fatos marcaram o setor esse ano?
O mercado no Brasil continua crescendo ano a ano, e as necessidades de tecnologia, como forma de buscar otimização de produtividade e redução de custos, continuam mais fortes do que nunca. Com a desaceleração econômica geral, o índice de endividamento das famílias tem aumentado e com isso o mercado de recuperação de crédito está aquecendo bastante.
Como foi 2014 para a Presence?
De maneira geral, o ano foi bastante interessante, com muitas oportunidades e bons resultados, em comparação ao ano anterior. Fizemos muitas ações de divulgação da marca, algumas experiências e sondagens em novos mercados. Também escutamos muito nossos clientes, para entender melhor suas necessidades. Foi um ano de trabalho intenso para preparar os canais, treiná-los, desenvolver uma relação de confiança e desenvolvimento do setor comercial; de prospecção e posterior negociação e fechamento de negócios. Conseguimos demonstrar que temos um bom produto, com um preço adequado ao mercado e produzindo uma boa margem para o canal. Isso contribui para que todo o ecosistema Presence esteja sempre aquecido.
A Presence ainda consolidou sua equipe, com contratações na área de marketing e de pós-vendas. Esses investimentos foram necessários para suportar o crescimento de clientes e de canais. Conseguimos dois novos canais, focados dentro de uma estratégia de mercado de atuação (operadoras e middle-market).
Qual deve ser o crescimento?
O resultado projetado para 2014 indica um crescimento de 100% no faturamento, comparado com o ano anterior (40% de clientes que já existiam e 60% novos). Isso demonstra a confiança que despertamos.
Quais foram os grandes lançamentos da Presence?
Na metade do ano introduzimos um modelo de negócio inédito para o mercado de cobrança, o Flexicob, que alinha o risco da empresa de recuperação de crédito com a tecnologia. Também lançamos a versão 10 da nossa plataforma, com o destaque par a a tecnologia WebRTC, que traz o call center “sem telefone”; e nossa nova URA, com tecnologia vXML, a mais moderna que existe no mundo em IVR.