Prioridades para bancos e seguradoras



A integração entre canais de atendimento é uma das prioridades de bancos e seguradoras no país. Essa é uma das conclusões do Brazil Financial Insights Investment Trends, estudo realizado pela IDC Brasil, empresa focada em inteligência de mercado, consultoria e eventos para as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, com 62 instituições financeiras.


Para Roberto Gutierrez, diretor de pesquisa e consultoria da IDC Brasil e responsável pelo estudo, os grandes bancos têm como principal meta a integração total da rede, já que possuem múltiplos canais de contato com o cliente e muitas vezes produtos diferentes. “Sem essa conexão com os canais de atendimento, fica praticamente impossível conseguir atingir outros dois objetivos importantíssimos como a individualização e a segmentação dos clientes”, destaca.


As seguradoras, por sua vez, querem conhecer melhor seus clientes e ir além das informações básicas que são necessárias para o cadastro de uma apólice. “Essas instituições também expandiram seu portfólio em um passado recente e precisam capitalizar essa capacidade de up e cross-selling. Para isso, será necessário não somente ter melhores informações sobre sua base, como também aplicar ferramentas mais assertivas de segmentação”, complementa Gutierrez.


O estudo foi realizado pelo quinto ano consecutivo e tem como principal objetivo entender os investimentos feitos pelas instituições do setor financeiro em Tecnologia da Informação. Ao todo foram ouvidos 33 bancos grandes (de acordo com a lista dos dez maiores da Febraban), médios e pequenos, e 29 seguradoras, entre os meses de junho e julho deste ano.

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