Há mais de dez anos a área de RH tem o desafio de encontrar talentos para as organizações. Uma das formas de fazer isso é com programas de trainee, que têm processos seletivos cada vez mais rigorosos. Contudo, depois de recrutar jovens prodígios para a empresa, é preciso empenho para gerenciar e reter esses profissionais. Os programas de trainee são desenhados para cumprir esta missão, porque oferecem uma visão de longo prazo dentro da empresa e transformam esses talentos em vantagem competitiva.
Os modelos do Lab SSJ são pensados para atender a demanda das organizações por profissionais qualificados a impulsionar o crescimento dos negócios, a partir de duas metodologias: a das 6Ds, que alinha o aprendizado aos objetivos estratégicos da organização; e o Fast Track Maturity 360º, uma forma de acelerar a maturidade pessoal e profissional dos trainees.
A metodologia das 6Ds transforma educação em resultados para os negócios. De acordo com as seis disciplinas, a transferência do aprendizado associada às práticas on the job podem resultar em melhorias significativas para o negócio, pois o trainee, ou colaborador em questão, tem acesso ao conteúdo ao mesmo tempo em que pode colocar esse conhecimento em prática. Isso torna o processo relevante para quem aprende e rentável para quem investe, além de ser extremamente útil para os gestores e o RH.
O FTM 360° tem o objetivo de transformar trainees em líderes capazes de se adaptar às mudanças que a sociedade e o mercado vivem, gerenciar equipes heterogêneas, lidar com desafios e se relacionar bem com diferentes níveis hierárquicos. A metodologia provoca experiências que permitem aprender na prática. “Eventualmente, é possível aprender todos esses comportamentos ao longo da carreira, mas no cenário atual não há tempo, pois os jovens já estão entrando nas empresas para assumir cargos de liderança”, observa Conrado Schlochauer, sócio-diretor do Lab SSJ.