Especializada em terceirização de atendimento, a empresa nordestina Provider investiu US$ 150 mil no final do ano passado com o objetivo de ampliar um de seus três callcenters. O número de Pas subiu de 30 para 130 com a aplicação capital. Neste ano a empresa deve injetar mais US$ 200 mil nos negócios e criar cerca de 200 empregos.
Quando foi criada, a empresa faturava US$ 1 milhão por ano. Com os investimentos e o natural crescimento do próprio mercado a empresa fechou o ano de 1999 com US$ 4 milhões, uma alta de 60% em relação ao ano anterior. De acordo com o diretor comercial da Provider, João Perez, o empenho do segmento de callcenter é o responsável pela desenvolvimento da empresa. “É um mercado potencial que ainda tem muito para crescer na nossa região (Nordeste)”.
Na área de Tecnologia da Informação a Provider realiza trabalhos de desenvolvimento, implantação e manutenção de sistemas; implantação, administração e suporte técnico de redes de microcomputadores. A migração de ambiente mainframe/micro, o suporte de atendimento clientes/usuários, help-desk e soluções integradas também são oferecidos. Na área de Telemarketing, a empresa desenvolve projetos, faz a implantação callcenters, fornece recursos humanos, treinamento e serviços de telemarketing ativo e receptivo.
Perez afirma que existem 3 maneiras de entrar no mercado. Criar e administrar a central na própria empresa, criar na empresa e terceirizar a administração ou então terceirizar todos os serviços. “O interessante é quando a companhia cria o callcenter e passa a administração, ou parte dela, para uma experiente no ramo”, conta Perez.