Visando atender às solicitações dos clientes que apresentavam constantes queixas quanto às altas tarifas cobradas pelas operadoras de telefonia, a Proxis decidiu apostar na tecnologia VoIP – transmissão de voz pelo protocolo IP. Para viabilizar o projeto, mantendo a qualidade dos serviços, a empresa adquiriu a solução hIPer Voip da Trellis, especializada em tecnologia de comunicação de dados e voz.
Desenvolvido para efetuar ligações de longa distância DDD ou DDI para qualquer telefone fixo ou celular, o hIPer Voip dispensa a utilização de softwares específicos ou de plataforma PC, e não requer a intermediação das operadoras de telefonia convencional. Com a implantação dessa tecnologia, a Proxis, que só com telemarketing ativo realiza aproximadamente 250 contatos por posição /dia, já conseguiu reduzir significativamente os gastos com telefonia.
“Antes da implantação da solução da Trellis, nossos gastos telefônicos representavam 8% do faturamento total. Em apenas dois meses de utilização do hIPer Voip em capacidade máxima, já contabilizamos uma economia de 25%”, exemplifica Ron Seagull, vice-presidente da Proxis, acrescentando que dependendo da região a ser trabalhada, a redução poderá ser ainda maior, chegando a 50%. Segundo o executivo, o fator custo tem um peso muito importante, porque em alguns casos, como em ações que demandam maior tempo das ligações telefônicas, como pesquisas e telemarketing ativo, o alto preço das tarifas pode até ser superior ao valor dos serviços prestados. “Além de ser injusto, isso encarece os projetos e, em muitos casos, chega a inviabilizá-los”, destaca.
Outro fator que levou a Proxis a investir em uma solução VoIP foi a possibilidade de continuar utilizando a estrutura já existente, como PABX e gravador de ligação. “Para nós, isso é importante porque preserva o investimento anterior, potencializa ainda mais nossa infra-estrutura e amplia nosso poder de competitividade no sentido de que nos abre maiores oportunidades para a conquista de novos clientes”, enfatiza Ron.