O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Quais as qualidades de um bom gestor?

Todos sabemos que sem motivação não há comprometimento com o trabalho nem com a visão e diretrizes da gestão de uma organização. E se não há o comprometimento com a visão e as diretrizes não existe o interesse pelo trabalho.
Segundo Maria Ignez Prado Lopes Bastos, da consultoria MTB Assessoria Organizacional, a atitude dos gestores define o nível de motivação que os empregados de uma organização podem ter.

Para motivar, é indispensável que os gestores tenham um senso claro a respeito da visão e missão da organização. Quando isto estiver bem claro no nível de gestão será preciso decodificar para todos os demais níveis hierárquicos. “O importante é que todos os empregados entendam, na sua própria linguagem, a visão e a missão da organização em que trabalham, para que possam alinhar os seus objetivos profissionais e pessoais aos objetivos da empresa”.
De acordo com a consultora, os gestores podem seguir algumas regras básicas para garantir a motivação dos seus funcionários.
· A consciência da importância das pessoas que trabalham com ele para alcançar o sucesso;
· Propiciar um clima de atenção e respeito entre seus empregados;
· Investir em alegria, bem-estar, segurança e outros sentimentos positivos entre seus empregados;
· Transparência nas informações;
· Ter uma visão do seu negócio e compartilhá-la com seus empregados, decodificando-a para todos os níveis da organização;
· Conseguir o alinhamento entre os interesses pessoais dos empregados com os objetivos organizacionais;
· Investir em um bom plano de comunicação, tanto para público interno como externo, preocupado com a verdade e a transparência das informações.
· Saber que os empregados têm cabeça, coração e membros. Os operacionais também pensam e os técnicos têm que conhecer como é o trabalho operacional.
· Propiciar um clima de atenção e respeito entre as pessoas;
· Decodificar a visão e missão da organização para todos os níveis da organização, incluindo o chão de fábrica, buscando o comprometimento dos empregados com as metas da organização, fazendo com que elas sejam alcançadas mais rapidamente e com mais perfeição, trazendo sucesso para todos.

Maria Ignez Prado Lopes Bastos – consultoria MTB Assessoria Organizacional
([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima