Quais são os benefícios?

0
3
A Aon Hewitt, consultoria em benefícios e capital humano, realizou estudo com mais de 260 companhias no Brasil para avaliar os benefícios oferecidos pelas empresas aos colaboradores. A pesquisa demonstrou que os dez principais benefícios têm prevalência de mais de 50% (confira o gráfico abaixo). Além disso, assistência médica e seguro de vida estão acima dos 90%.
Segundo Humberto Torloni Filho, vice-presidente técnico da área de benefícios da Aon Hewitt, a tendência é que as empresas continuem oferecendo os benefícios em grupo, como assistência médica e odontológica, vale refeição e vale alimentação. Segundo o executivo, saúde é o benefício mais caro no leque oferecido pelas empresas. “Os custos crescentes em planos de saúde são uma preocupação constante, considerando o atual cenário da saúde pública no Brasil, e por se tratar de benefícios indispensáveis para a retenção de talentos”, afirma.
O estudo mostra também que as companhias estão adotando alternativas de prevenção. Atualmente, 24,9% das empresas pesquisadas oferecem programas ou campanhas de promoção à saúde. Quase 50% têm ações de combate ao tabagismo e 60% desenvolvem iniciativas de controle da obesidade. Para Antonietta Medeiros, diretora médica da Aon Hewitt, o investimento em programas de prevenção à saúde é uma tendência positiva, que veio pra ficar. “As empresas que nós ouvimos já fazem um acompanhamento cuidadoso dos funcionários portadores de doenças crônicas, além de investir na promoção de atividades físicas, ginástica laboral e conscientização alimentar”, comenta.
Outra forma de reduzir os custos de saúde é o stop loss, uma espécie de resseguro para cobrir gastos acima do previsto. Segundo Humberto Torloni Filho, esse tipo de cobertura é acionado quando os gastos com a internação de um colaborador ultrapassam o limite imposto pela empresa. “As apólices de stop loss são interessantes para uma variedade de empresas, além de ser a principal maneira de reduzir o valor do prêmio sem a necessidade de fazer o downgrade de benefícios e ainda manter os custos equilibrados.
BENEFÍCIOS