Qual a maior preocupação dos jovens?

O tema emprego tem tirado o sono de 38% dos cinco mil jovens ibero-americanos entrevistados na pesquisa realizada pela Trabalhando.com, em parceria com a Universia. O estudo buscou descobrir quais as maiores preocupações desses jovens. Em seguida vem educação (23%), temas sociais (14%), corrupção (13%), política (9%) e terrorismo (3%).
Outra descoberta mostrada pelo recorte é que esses jovens não acreditam que os governos se importam com os temas mais importantes para eles (empregabilidade e educação) – apenas 10% dos entrevistados acham que seus governos prestam atenção nesses dois temas (5% para cada um deles). Quando questionados sobre o que mais valorizam em se tratando de empregabilidade, 40% apontam melhor remuneração e reconhecimento profissional seguidos de flexibilidade de horário e oportunidade de capacitação e/ou aprendizagem (28%) e clima organizacional (13%).
De acordo com Caio Infante, diretor-geral da Trabalhando.com, os resultados da pesquisa demonstram claramente o momento pelo qual os países ibero-americanos estão passando: o desalinhamento das necessidades dos jovens com as preocupações do governo. “Apesar de, muitas vezes, serem apontados como alienados, os jovens mostram-se preocupados com temas muito relevantes como emprego e educação e acreditam que os dois sejam deixados de lado por seus governos. Dúvidas em relação ao futuro tem permeado discussões dos profissionais que estão iniciando suas carreiras. Como mostra a pesquisa, eles buscam ascender profissionalmente (25%) e ganhar bem (35%) e sem o incentivo do governo fica mais complicado subir esses degraus, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima