Importante em qualquer momento, mas ainda mais fundamental em momentos difíceis, é saber trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, esse investimento faz os funcionários se sentirem empoderados e motivados, a partir da visão de que a empresa tem dado atenção a ele, desejando o melhor. Mais do que isso, permite preparar o terreno para o crescimento, a partir da formação de gestores que já possuem conhecimento da empresa. “Trabalhar o desenvolvimento dos colaboradores significa criar condições de crescimento para o futuro da própria empresa. Significa que o subordinado pode crescer e o superior ter alguém para colocar no lugar dele no momento de crescimento da empresa”, decreta Jorge Matos, presidente da ETalent.
Para o especialista, ao ir além dos treinamentos operacionais, a empresa acaba por preparar os colaboradores a possuírem visões mais estratégicas de suas funções e, principalmente, que se capacitem para ocupar novas posições. No entanto, o indivíduo que se desenvolve tem como expectativa natural poder ocupar essas novas posições ou realizar novas atividades alinhadas com os aprendizados obtidos. “Quando isso não acontece, ele passa a ficar pouco qualificado para o cargo, e com o passar do tempo é natural que o mesmo peça uma possível promoção. Esta não acontecendo, buscar novas oportunidades no mercado termina sendo uma das saídas”, alerta Matos, acrescentando que é importante criar planos de carreira, que atendam as necessidades de crescimento da empresa e as expectativas dos colaboradores.
Outro ponto de atenção, segundo o presidente da ETalent, é que oferecer conhecimentos, tornam as pessoas mais informadas, mas não necessariamente com as competências necessárias para realizar uma atividade com alto padrão de qualidade e oportunidade. “Somente a formação que considera simultaneamente os conhecimentos, comportamentos e habilidades, são capazes de formar profissionais com atitudes de alta performance.” Ele conta que a ETalent, por exemplo, criou um programa denominado Personal Change. Ele se propõe a levar os colaboradores na jornada do autoconhecimento e autodesenvolvimento, desenvolvendo atitudes de alta performance. “É o que denominamos Cubo de Competências”, completa.