Quem te influencia?

Autora: Cassia Verginia de Resende
Se você discorda da afirmação acima provavelmente nunca parou para refletir sobre o assunto ou não sabe exatamente o significado da palavra mentor. Mentor é alguém com bastante experiência em determinada área da vida. Essa pessoa compartilha e transmite seu conhecimento à outra pessoa para que ela possa tornar-se melhor.
Todos nós já tivemos um ou mais mentores ao longo da vida. Pode ter sido um dos pais, um professor, chefe, padre, pastor, irmão, primo mais velho ou um simples conhecido ou colega de trabalho. Ainda está com dúvidas? Feche os olhos e reflita por um instante, provavelmente irá lembrar-se de alguém que de alguma forma já interferiu de modo significativo em sua vida.
Mas afinal, quais as qualidades fundamentais de um mentor? Experiência, maturidade e inspirar confiança. O que o difere de um professor ou coach? O professor fornece informações a partir de um consistente repertório teórico e instruções necessárias para que um aluno exerça uma atividade. Já o coach apoia o indivíduo na busca da realização de suas metas, buscando identificação e desenvolvimento de competências. Ao contrário do professor, o coach parte do princípio de que as pessoas têm dentro de si, aflorando todos os conhecimentos necessários para alcançar o seu objetivo, facilitando assim o processo.
No mundo contemporâneo, onde as interações sociais “presenciais” vêm cedendo lugar a relacionamentos virtuais, os mentores estão sendo substituídos por pesquisas online. Temos que tomar cuidado, pois essas ferramentas da web disponibilizam apenas o conhecimento explícito. O ouro, que é o conhecimento tácito, ou seja, a experiência, ainda está com os seres humanos.
O mundo corporativo, consciente que o conhecimento é a maior fonte de vantagem competitiva da atualidade, tem investido na gestão do conhecimento, implantando programas de mentoring nos quais profissionais com grande experiência e conhecimento orientam e apoiam profissionais mais jovens, ensinando-os como devem agir no âmbito profissional da carreira. O mentoring propicia a criação de um círculo virtuoso no qual o conhecimento gerado dentro da própria empresa é compartilhado, disseminado e multiplicado.
De acordo com uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Coaching, no Brasil, apenas 10% das empresas utilizam mentores, mas a tendência é que esse número aumente. Existe uma demanda enorme de profissionais necessitando desenvolver a maturidade e uma oferta crescente de profissionais com vivências e experiências a serem compartilhadas.
Pensando em suas necessidades atuais de desenvolvimento: do que você precisa? Um mentor ou um mentorado?
Cassia Verginia de Resende é sócia-diretora da Questão de Coaching, consultora de desenvolvimento humano, facilitadora do grupo de estudos de Coaching da – ABRH/SP e vice-coordenadora do grupo de excelência em Coaching do CRA-SP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima