A tradicional NCR, fornecedora de soluções de automação, está lançando no Brasil, como parte da estratégia mundial de se posicionar como um dos maiores players de soluções CRM, o Relationship Optimizer, uma evolução de sua solução de datawarehouse, com foco nas áreas financeira, de telecomunicações e varejo. “Seu grande diferencial é avaliar e analisar as transações comerciais, permitindo projetar informações mais precisas e estratégicas dos consumidores”, explica Paulo Sérgio Oliveira, consultor de CRM para Bancos.
Para apresentar o produto a potenciais clientes, o senior consulting de CRM Don Klarner está fazendo uma série de apresentações do produto no Brasil. O piloto mais adiantado está na Austrália, com o National Australian Bank, que vai apresentar os primeiros resultados da aplicação na conferência mundial de usuários NCR, a ser realizada em Orlando, em duas semanas. No Brasil, uma operadora de telecom deve iniciar a implementação da solução. Embora seu nome ainda seja mantido em segredo, o diretor Paulo Pinho, responsável pela unidade de negócios Telecom, comenta que a opção pelo Relationship Optimizer foi em função da possibilidade de tratar os mais de 1 bilhão de dados por mês da companhia com individualidade. “Ele permite à área de marketing e aos tomadores de decisão tratar seus clientes como os donos de uma padaria conhece seus fregueses, tamanha capacidade de analisar e avaliar as informações a partir do perfil desejado”, justifica Pinho.
Ano passado a NCR faturou US$ 6,5 bilhões e as projeções, de acordo com Pinho, são de que apenas a área de serviços, que envolve CRM, chegue a representar US$ 1 bilhão, este ano. Ele divide a área de CRM nos blocos de interação com conhecimento e de interação com inteligência, onde situa como diferencial os usuários de suas soluções datawarehouse, agora com opção do Relationship Optimizer. Mas as soluções da empresa – a exemplo do Relationship Optimizer – evoluem com a integração de ferramentas como ATMs, Internet e callcenter, podendo ser implementas em módulos. Entre seus parcerios estratégicos estão a Genesys, solução CTI, a Vantive, front office, e a Microsoft, na área de dados.