As redes sociais da Internet já deixaram de ser algo exclusivamente juvenil para se tornarem um dos principais canais de negócios e a principal fonte de busca de profissionais pelas empresas. Mas como separar o joio do trigo? O mesmo ponto positivo da Internet também é seu maior obstáculo quando se trata de identificar os profissionais mais adequados para as oportunidades abertas. Com o objetivo de preencher esta lacuna, a consultora de RH Fran Winandy e o engenheiro Helder Santos criaram o Alludere.
Focado também na valorização dos QIs (Quem Indica), a idéia do site é simples. A empresa anuncia as vagas e o site dispara alertas para a rede de mais de 2 000 QIs que enviam currículos de candidatos ao Alludere. Lá é feita uma triagem dos candidatos e os mais qualificados e aderentes às posições são encaminhados para a próxima etapa do processo.
Caso um candidato seja contratado pela empresa, a pessoa que o indicou (QI) recebe 50% dos honorários líquidos pagos ao Alludere. “Nosso preço varia de 8% a 11% do salário anual. A idéia é cobrarmos um valor menor que um headhunter, já que o processo do Alludere é o recrutamento do candidato e os próprios headhunters podem fazer uso dele para agilizarem os processos seletivos”, explica Fran. O Alludere tem ainda tabelas especiais para empresas que garantirem um alto volume de contratações mensais. Além disso, existe a possibilidade de instalar o sistema na intranet do cliente, possibilitando a participação dos funcionários nas indicações.