Com o passar dos anos, as empresas têm investido cada vez mais em processos que auxiliem e tornem mais assertiva a seleção e contratação de funcionários, como é o caso dos softwares usados pelo setor de recrutamento. Além disso, outro benefício da aplicação desses recursos é a agilidade na obtenção da resposta final. “Em gestão de pessoas, a tecnologia é peça chave, pois essa atividade precisa de respostas imediatas, que somente são obtidas com uso intensivo de tecnologia”, explica o diretor da Humanus, Evaldo Burcoski, em entrevista exclusiva ao Callcenter.inf.br.
Segundo o executivo, dentro do universo dos call centers, a tarefa de seleção e contratação de novos colaboradores é extensa e muitas vezes de longa duração, desta forma, o uso de softwares é eficaz e garante a avaliação de todos os currículos recebidos. “Imagine que você quer encontrar um candidato com três determinadas competências em um universo de mil currículos. Sem uma ferramenta tecnológica, é preciso olhar um a um até encontrar alguns que lhe atendam, mas, com uma ferramenta, ela faz esse trabalho em segundos e com a certeza de avaliar todos”, avalia Burcoski.
Mensurar o desempenho dos colaboradores também é um desafio, para a área de recursos humanos, que pode contar com o apoio tecnológico dos chamados softwares de avaliação de desempenho e performance, como revela o diretor da Humanus. Para ele, o acompanhamento periódico das metas definidas nesses sistemas permite que ajustes de rumo sejam feitos em tempo real.
De acordo com Burcoski, os softwares podem ser usados, inclusive, para estimular a evolução do funcionário dentro do plano de carreira. “É possível informar ao colaborador a que distância ele encontra-se de determinada posição, além disso, pode-se traçar um plano de ação e oferecer a ele os caminhos para que ele adquira determinadas qualificações e competências, coincidindo o interesse da empresa e do funcionário”, aponta.