Redes sociais influenciam escolha do RH

Com as mídias sociais permeando o âmbito empresarial, os processos seletivos também entraram na rede para embasar o que se sabe sobre os candidatos. A gerente de Recursos Humanos da Golden Cargo, Lilian Castro, conta como a empresa tem utilizado as informações das redes sociais na hora de encontrar e direcionar um perfil a uma vaga. “Esses canais possibilitam ter acesso a outras informações do profissional, que na maioria das vezes não constam em um currículo”, esclarece.
De acordo com ela, a principal rede utilizada para amparar os currículos, na hora do recrutamento, é o LinkedIn, que é uma rede focada em relacionamentos profissionais. “É possível verificar, por exemplo, grupos e assuntos de interesse do profissional e indicações de antigas chefias ou colegas. Essas informações podem ser somadas ao perfil do profissional resultando em maior assertividade na contratação”, completa.
Para efeito, Lilian dá algumas dicas gerais de como o profissional precisa se comportar nas redes sociais com foco profissional. “No perfil, é indicada uma foto discreta, com vestimenta adequada, o ideal é que apareça somente o ombro e cabeça da pessoa. Informações e posts a respeito de sua vida pessoal também devem ser evitados”, ressalta.  Segundo a gerente de RH, é de suma importância também, manter os dados sempre atualizados e fiscalizar uma postura sóbria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima