Já está provado que os colaboradores precisam estar motivados e felizes dentro do ambiente de trabalho. Pesquisas apontam que esse cenário contribui para a produtividade. Por isso, o bom relacionamento interpessoal acaba sendo de extrema importância para ter um desempenho adequado, atingir bons resultados e diminuir os principais indicadores, como turn over e absenteísmo, revela Lea Pires, gerente de recrutamento e seleção e desenvolvimento organizacional da Almaviva do Brasil. “A socialização pode ter um impacto positivo no ambiente de trabalho, tornando as horas mais agradáveis ao compartilhar experiências, aumentando consequentemente a produtividade”, afirma.
No entanto, a gerente alerta que essa amizade é benéfica desde que o relacionamento estabelecido seja saudável. Ou seja, quando são capazes de se colocar no lugar do outro, quando expressam as suas opiniões de forma clara e direta sem ofensas e são cordiais, pois assim a amizade vai favorecer positivamente o clima organizacional. “A amizade é positiva até o momento em que ela contribua para um bom clima organizacional na empresa, mantendo as pessoas motivadas”, esclarece.
Para manter esse bom ambiente, Lea coloca como importante também o investimento em um continuo programa de treinamento e desenvolvimento, programas de incentivos, avaliação de desempenho eficaz e transparente, além de ter uma liderança ativa que conduza, orienta e impulsiona os colaboradores para o resultado esperado. “O mais importante, é que a empresa invista também na presença de um gestor bem preparado e altamente motivado para que assim possa identificar quais são as necessidades de cada colaborador a fim de estimulá-lo positivamente para atingir os resultados desejados”, reforça.