A Direct Talk, empresa de soluções de atendimento ao cliente, agregou um novo produto ao portfólio. O DT Scup permite o relacionamento, monitoramento e a gestão dos principais canais sociais existentes em tempo real. A solução ajuda a monitorar o que os consumidores falam sobre uma marca/produto/serviço prevendo picos de atendimento ou fornecendo feedback de determinada ação. A plataforma permite ainda que a empresa responda aos usuários e mantenha um relacionamento próximo usando os mesmos canais sociais que os consumidores estão utilizando.
A solução tem capacidade de reunir tudo o que tiver sido postado nas redes: Twitter, YouTube, blogs, Flickr, Yahoo Respostas, Google News, Slide Share e sites específicos que possuam feed (serviço de RSS). A partir de outubro poderá, também, monitorar comunidades no Orkut e Facebook. “Se a televisão é usada para propaganda e o telefone para relacionamento, por que não se comunicar por novos meios, como o Twitter?”, questiona Alexandre Bernardoni, diretor de tecnologia da Direct Talk. “Esta possibilidade vale tanto para ações promocionais e gestão de crises quanto para atendimento”, completa.
Com o constante crescimento dos canais sociais, as companhias vêm enfrentando dificuldades de saber o que realmente está sendo falado dela e sobre como interagir. “Por isso, decidimos agregar a nova ferramenta ao nosso portfólio. Estamos investindo bastante em ouvir os nossos clientes para que, com essas informações, possamos construir e aprimorar nossos produtos”, comenta Diego Lopes, diretor de marketing da Direct Talk. A plataforma da DT utiliza a tecnologia do Scup, ferramenta desenvolvida pela Direct Labs, empresa especializada em consultoria e ações em mídia social.
A plataforma foi testada durante dois meses por profissionais responsáveis pelo relacionamento de diversas empresas, blogueiros, twitteiros e pessoas envolvidas com redes sociais. Eles participaram do processo de aprimoramento da plataforma antes de seu lançamento oficial. “Estes usuários temporários detectaram diversas necessidades que foram acrescentadas ao longo do período de beta e outras que já estão na programação dos próximos meses”, ressalta o diretor de tecnologia. A Agência Ideal e o Shop Tour foram os primeiros a aderir à ferramenta, logo após período de testes.
O modelo de negocio é baseado por meio do volume de buscas e itens monitorados. “Nossa missão é melhorar, de fato, o relacionamento entre as empresas e os consumidores e esse novo produto nos permite, justamente, chegar mais perto desse objetivo. Além de facilitar muito o contato por meios desses canais, uma tendência mundial, o novo sistema aprimora a qualidade dele”, explica Diego Lopes.