Criada para simular transações eletrônicas como se fosse um usuário final, o SiteSeeing revela o nível de qualidade do serviço oferecido por internet bankings, sites de comércio eletrônico, instalações corporativas em geral e até call centers, e aponta, em caso de falhas, onde está o problema. A solução foi desenvolvida pela Resource Informática. “Ele funciona como um olho mágico”, explica José Angelo Zanuto, diretor da Resource SiteSeeing, empresa criada para comercialização, desenvolvimento de novas versões e manutenção do produto.
Depois de implantações em empresas, como a Orbitall, onde o SiteSeeing funciona desde meados de 2001, simulando transações de cartões de crédito, verificando a disponibilidade do sistema e monitorando o call center e as páginas web da empresa, o software passa a ser o principal foco de Zanuto que, à frente da Resource SiteSeeing, empresa pertencente, em partes iguais, à Resource Informática e à Alit Brasil, prepara a estruturação de canais para a comercialização do produto em todo o território nacional e internacional.
A primeira parceria foi fechada com a Exceda e encontra-se em fase final de modelagem da ferramenta para o regime ASP, de maneira que ela possa ser comercializada em forma de produto (por meio da compra de licenças) ou de serviço. Esta outra opção vem sendo utilizada pelo Unibanco, onde o SiteSeeing monitora a performance do site institucional e do internet banking e apresenta gráficos e relatórios sobre o desempenho destes serviços. “É uma alternativa na qual o cliente não necessita investir em nenhum tipo de infra-estrutura ou compra de software, pois tanto o hosting quanto a operação da ferramenta ficam a cargo da Resource SiteSeeing”, explica Zanuto, esclarecendo que a intenção é que o produto seja trabalhado pelos canais.