RH assertivo

Autor: Eduardo Tardelli
Com a revolução tecnológica que vem acontecendo nos últimos anos, um tema muito discutido é a gestão de RH e quais métodos devem ser adotados para que tudo ocorra dentro dos conformes. A área de recursos humanos pode se beneficiar, e muito, se souber aplicar corretamente os conceitos de compliance em suas ações.
Por isso, para deixar esse tema menos confuso e ajudar a colocar em prática quem não sabe por onde começar, separei cinco dicas para dar um direcionamento na aplicação dessa estratégia:
1) Busque os antecedentes: Considero esse item um dos principais, pois para evitar crises futuras é essencial saber com antecedência todos os detalhes de processos ou conexões que um futuro funcionário possa ter e que possam, de alguma forma, refletir na empresa;
2) Faça relatórios recorrentes: Por mais que a busca acima evite riscos e crises com as contratações, é importante que a empresa continue fazendo pesquisas periódicas enquanto o funcionário estiver na empresa. É um método que ajuda a detectar possíveis dores de cabeça as companhias;
3) Promova auditoria de contratação: É necessário sempre fazer auditorias internas para evitar qualquer tipo de contato de funcionários com fornecedores ou clientes, evitando que tenha um favorecimento na contração de um possível empregado;
4) Realize auditoria de promoção: Monitore promoções para evitar favorecimento internos por conta de relações pessoais entre colaboradores da empresa;
5) Crie um canal de denúncia: Ter um canal de denúncias internas e promover transparência na cultura da empresa é um dos pontos essenciais para evitar qualquer tipo de fraude. Por isso, torne seus colaboradores os principais agentes desta prática.
Por fim, o compliance tem como premissa entender o quão exposta a sua empresa possa estar a um risco eminente, seja por meio da contratação de pessoas para cargos operacionais e, até mesmo, cargos mais estratégicos. Dessa forma, a gestão de RH de uma empresa precisa ser munida com informações que sejam realmente relevantes para a tomada de decisão e, sem dúvidas, ir além das informações contidas em um currículo.
Eduardo Tardelli é CEO da upLexis.

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