Para auxiliar as empresas na adaptação dos sistemas às novas regras de serviço de telemarketing, a Riosoft desenvolveu um novo recurso para o Apolo, software de gerenciamento desenvolvido pela empresa. A nova implementação feita no sistema torna possível importar as listas de cadastros de bloqueio de ligações de telemarketing do site do Procon-SP direto para o Apolo, possibilitando o gerenciamento dos telefones cadastrados.
De acordo com Débora Verroni, analista de sistema da Riosoft, o recurso tem o objetivo de agilizar o trabalho das empresas para se adaptar as novas regras. Além disso, também pretende evitar os prejuízos com as multas. A analista explica que o usuário do sistema deverá acessar o site do Procon-SP e baixar o arquivo com os cadastros e relacioná-lo no novo recurso para o tratamento dos bloqueios de telefone.
Por meio de um sistema criado para ler os arquivos baixados, o programa fará uma busca pelo banco de dados de pessoas cadastradas. Ao encontrar uma pessoa com o número de telefone relacionado no arquivo, o sistema verificará se a entidade deverá ter seu número de telefone bloqueado ou desbloqueado. “No caso da pessoa estar cadastrada como bloqueada, o sistema desmarcará o campo “telemarketing” na pasta “comunicação”. Caso não esteja bloqueada, o telefone estará disponível para receber ligações de telemarketing. Esse processo é automático, reduzindo o tempo gasto na atualização dos dados”, diz.
Depois de atualizados os cadastros, as informações serão gravadas em uma tabela com as seguintes informações: código da pessoa, número do telefone, data do bloqueio/desbloqueio, status (bloqueado ou desbloqueado) e a data a partir de quando o telefone deverá ser bloqueado ou desbloqueado. “Com a automatização do processo de atualização dos cadastros, as empresas só têm a ganhar em qualidade no trabalho dos colaboradores e satisfação dos clientes”, finaliza Débora.