Com o aumento do consumo pelas classes C e D nos últimos anos, em função de fatores como o lançamento de diversos produtos dirigidos a estes públicos e da forte concessão de crédito, 70% das PAs (Posições de Atendimento) das companhias paulistas de call centes estão dedicando as atividades ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). Esta verificação, realizada pelo Sintelmark – Sindicato das Empresas Paulistas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, entre 2003 e 2008, constata que o relacionamento entre consumidores e empresas supera a realização de contatos de venda.
“É fundamental para a sobrevivência das empresas criar constantes ações para conquistar e fidelizar seus clientes. Dessa forma, o canal telefônico assumiu um papel crucial para potencializar os negócios das companhias e atender os consumidores em suas diversas necessidades”, avalia Stan Braz, diretor presidente executivo do Sintelmark. O índice também acompanha a expansão do mercado paulista de call center, que teve as operações ampliadas em 80% nos últimos cinco anos com faturamento de R$ 4 bilhões em 2008. Para este ano, a estimativa é ampliar essa cifra em 6%.