A pedido da Secretaria de Direito Econômico, o Sintelmark está realizando um estudo sobre o impacto provocado no mercado com a compra da Quatro/A pela Atento. A solicitação da Secretaria, que é um órgão vinculado ao Governo Federal, se destina a avaliar a verdadeira posição ocupada pela Atento no mercado de prestação de serviços de telemarketing depois de concluída a negociação.
Segundo informações oficiais divulgadas pela Atento acerca da transação, a empresa passou a contabilizar cerca de 12 mil PAs, o que equivaleria a uma participação de 9% do mercado brasileiro.
Em entrevista ao jornalista José Paulo Sant’anna, do jornal Meio&Mensagem, o presidente do Sintelmark, Alexandre Jau, contesta esse percentual. A questão é a forma com que este índice é avaliado. Para Jau, “O número que devemos levar em conta é o que representa apenas as prestadoras de serviço de telemarketing. Considerando-se apenas o universo dessas empresas, a participação de mercado que a Atento passa a deter é infinitamente superior”. Os 9% consideram todas as instalações de telemarketing do País, incluindo as operações internas.