Seleção alinhada à cultura da empresa

0
17
Grandes grupos, que reúnem empresas em diferentes segmentos de atuação, estão optando por centralizar as áreas de recrutamento e seleção com o objetivo de minimizar problemas com atração de talentos e contratar pessoas mais alinhadas à cultura da empresa. Um exemplo é o Grupo Algar com 24 mil empregados e empresas em áreas como call center, telecomunicações, tecnologia da informação, agronegócio, turismo, seguros e até aviação.
A centralização das contratações explica-se pela necessidade de atrair pessoas alinhadas à cultura da empresa, segundo Cícero Domingos Penha, vice-presidente de talentos humanos do grupo. “Contratamos cerca de 500 profissionais todos os meses para diferentes empresas e em diferentes regiões do país, e a decisão de centralizar foi tomada principalmente para garantir um padrão de seleção baseado na cultura e nos valores da empresa. A redução de custos não foi o fator preponderante”, explica.
Com a centralização, o Grupo Algar passou a adotar uma única base de currículos, administrada junto à Elancers. Segundo Penha, todas as ações de recrutamento e seleção das empresas do grupo são direcionadas para essa base única, o que dá mais amplitude aos processos de seleção. “Hoje o talento tem mais oportunidades no Grupo Algar, pois seu currículo é avaliado pelas diferentes empresas do grupo e não por apenas uma área. Além disso, conseguimos padronizar os processos de recrutamento e seleção, garantindo mais qualidade na atração e escolha dos candidatos que vão integrar os quadros de funcionários de nossas empresas. No futuro, com o centro de soluções compartilhadas, não vamos centralizar apenas o recrutamento e seleção, mas praticamente todos os serviços de recursos humanos”, assinala.
O executivo do Grupo Algar vai fazer uma palestra sobre o centro de soluções compartilhadas do Grupo Algar no próximo dia 12/03, às 14h30, na Rua Luigi Galvani, 200, no auditório do Grupo Empreenda, dentro do Encontro de Clientes da Elancers. Segundo Cezar Tegon, presidente da Elancers, o evento vai reunir 25 executivos de Recursos Humanos para debater estratégias de Atração, Recrutamento e Seleção e o avanço da centralização de serviços como recrutamento e seleção em organizações de grande porte.