Apesar de muitos avanços, ainda é comum a ideia de que assuntos automotivos pertencem ao público masculino. Tanto que alguns consumidores se surpreendem ao encontrar mulheres na linha de frente do atendimento da KD Pneus. São nove mulheres entre os 11 funcionários que fazem atendimento ao cliente, sendo três delas especializadas. “O objetivo é prestar um atendimento especializado sem se preocupar com o gênero de quem atende ou é atendido”, afirma o diretor do e-commerce Carlos Molina.
Ele explica que, na KD Pneus, esse paradigma foi quebrado desde o início da empresa. “Essa cultura de que conhecimento de mecânica pode ser associada à qualquer pessoa que se interesse sempre esteve presente em nossa loja, apesar de alguns clientes estranharem às vezes”, afirma Molina, que já ouviu relatos das funcionárias de alguns consumidores que queriam orientação ou tirar alguma dúvida técnica com homens.
Para que todos possuam o mesmo conhecimento, a KD Pneus conta com um time de profissionais experientes no mercado automotivo e oferece um treinamento quinzenal, para que os conhecimentos sejam sempre atualizados. Assim, os atendentes estão disponíveis a todo momento para esclarecer dúvidas, assim como explicar detalhes dos novos produtos e os diferenciais de cada pneu em relação a material, medidas ou qualquer outra especificação. “Nós não padronizamos os clientes, sempre atendemos cada cliente de forma individualizada, entendendo primeiro a necessidade antes de instruir sobre o produto ou condição mais adequada.” Conclui Mariana Bertolini, gerente de atendimento especializado ao cliente da KD Pneus.