O atendimento do provedor de acesso IG (Internet Grátis) está sendo realizado pela Sercom em parceria com a Cooperdata, uma cooperativa que possui uma central de telemarketing realizando trabalhos desde 1998. Trata-se de uma parceria em que a mão-de-obra, o treinamento e a supervisão de recursos humanos é feita pela terceirizadora de serviços.
Os trabalhos desenvolvidos para o provedor envolvem 700 operadores, sendo que metade deles são da Cooperdata. Eles realizam operações que vão desde o cadastramento dos internautas até orientação para configurações de acesso ao provedor e conta de e-mail.
De acordo com o diretor da Sercom, Luiz Carlos Voidela, o objetivo é evoluir para uma gestão conjunta. “Não chega a ser um help desk completo”. Ainda segundo o diretor, a agência trabalha constantemente com cooperativas. “Gostamos de trabalhar com as cooperativas, portanto, queremos uma parceria para dividir uma ordem de serviço já que uma das finalidades dessas organizações é participar prestando serviços”. São atendidas entre 25 e 28 mil ligações diariamente, resolvidas em uma média de 3 minutos.
A tecnologia utilizada pela agência dirigida por Voidela é da Lucent Technologies, com um banco de dados SQL que trabalha sob a plataforma Windows NT. Todas as posições de atendimento são terminais inteligentes e possuem gravação própria. Além disso, o software usado pelos operadores é desenvolvido internamente, ou seja, pela própria Sercom. “Por causa de todos os recursos que possuímos a customização das operações ficam mais fáceis de serem realizadas”, justifica o diretor.