A Teclan, empresa de tecnologia de gestão e operação de call centers, faz acordo com o Serviço de Processamento de Dados (Serpro) para o fornecimento do servidor fonético. O produto possui interface em HTML e utiliza o protocolo http permitindo integração com qualquer rede corporativa baseada em TCP/IP. O servidor fonético é destinado a consultas em bancos de dados textuais, no qual a aplicação é simples e invisível para o usuário. O operador precisa apenas digitar em seu aplicativo de busca ou consulta uma palavra que o resultado é apresentado sem necessidade de janelas extras. Com este sistema os agentes dos centros de atendimento do Serpro irão obter agilidade na resposta às consultas dos usuários, pois a ferramenta possibilita a busca em bancos de dados a partir de aproximação fonética. Assim, mesmo que o usuário não saiba soletrar exatamente a palavra-chave desejada, o sistema oferece todas as opções de grafia disponíveis nas diversas bases de dados conectadas ao serviço. De acordo com Claudio Luiz Moreira de Sá, presidente da Teclan, esse novo contrato representa a consolidação da empresa como fornecedora de tecnologia junto a centrais de atendimento de diversos setores. “Isso confirma a posição da Teclan como provedora de soluções tecnológicas de fácil instalação e de custo e benefício atraentes, atendendo plenamente às necessidades do mercado brasileiro”, afirma o executivo.