Siemens coloca Linux em PABX


Com o intuito de incorporar novas funcionalidades em alguns modelos de central telefônica, a Siemens, empresa alemã de produtos de telecomunicações, implantou, por meio da Mandriva Conectiva, o sistema operacional Linux nos firmwares de aparelhos de PABX. O objetivo era atender a um requisito de mercado para o novo módulo TCAS-2/TMCAS-2, que consistia em facilitar e melhorar sua própria instalação, manutenção e configuração de características da interface CAS no cliente.

Na versão anterior, estes serviços eram suportados por uma interface serial, que permitia a um software desenvolvido para PC trocar mensagens e parâmetros necessários para configurar o funcionamento do módulo. Um problema era que a interface serial não estava mais facilmente disponível em laptops de geração mais moderna, pois foi substituído pelas interfaces de rede e USB. A empresa queria também que esse módulo pudesse apresentar serviços remotamente via LAN ou mesmo via interface serial por meio de uma conexão autenticada com modem analógico. “Como o Linux apresenta protocolos TCP/IP e PPPoE nativos, este tornou-se uma opção bastante interessante e desta maneira podemos atualizar o software via FTP e dar suporte remoto a partir da central”, afirma Marcelo Fogaça, gerente de desenvolvimento de hardware da Siemens.

Como resultado, a Siemens obteve um sistema mais leve, uma vez que muitas das funcionalidades existentes são executadas pelo Linux. “A Siemens terá ainda mais facilidade em portar a ferramenta para uma plataforma de hardware diferente, se assim desejar”, conta Márcia Gawlak Hoshi, gerente do escritório de projetos da Mandriva Conectiva. Outra vantagem será a possibilidade de redução de custos, uma vez que ela não precisará disponibilizar suporte para os clientes, já que estes podem ser atendidos remotamente.

Este tipo de interface (CAS) com a rede pública de telecomunicações representa, para o mercado corporativo da Siemens no Brasil, cerca de 75% do mercado, se comparado com as demais tecnologias (analógica, ISDN, etc). “Ao melhorar a interface de serviço deste módulo, estamos agregando valor para a empresa e para os nossos clientes”, conta Marcelo.

Além de desenvolver a solução em Linux, a Mandriva Conectiva dispõe de uma central telefônica Siemens rodando Linux em suas instalações, em Curitiba. “A implantação da central foi transparente e está funcionando perfeitamente dentro de nossa estrutura de telefonia”, diz Márcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima