Adotada pela Siemens Enterprise Communications desde o ano passado, a estratégia global de negócios denominada Open Communications, na qual os usuários escolhem os produtos, serviços e soluções de acordo com a necessidade e não por imposição tecnológica, impulsionou os resultados da empresa. Com foco na oferta de produtos e serviços não proprietários, aptos a todo o tipo de integração, a companhia firmou-se como fornecedor de soluções de comunicações unificadas ao lançar o carro-chefe do portfólio, o OpenScape UC Server. Em 2007, a empresa comercializou em todo o mundo mais 515 mil licenças da plataforma de comunicação IP nativa de protocolo aberto (SIP) que suporta até 100 mil usuários.
Lançada no Brasil em outubro do último ano, a solução já foi implementada em empresas e órgãos governamentais como o Departamento de Trânsito (Detran) do Estado do Paraná, a Rio Grande Energia (RGE), distribuidora de energia elétrica da região norte-nordeste do Rio Grande do Sul, e a instituição de ensino Fundação Dom Cabral, entre outras. Além disso, há contratos de fornecimento firmados com Cyrela, Coca-Cola e Hering.
Os benefícios da unificação das comunicações impactam toda a empresa, especialmente com relação à produtividade. “Com a adoção das soluções de comunicações unificadas, as empresas podem economizar, anualmente, 8,9 mil euros por funcionário”, afirma Armando Alvarenga de Souza, CEO da Siemens Enterprise Communications no Brasil, referindo-se ao estudo da canadense Insignia Research.
O CEO credita os bons resultados ao histórico de pioneirismo da empresa. “Fomos os primeiros a introduzir sistemas de interligação de redes de dados e voz no país e, atualmente, somos uma das principais integradoras de soluções de comunicação para empresas. No cenário da convergência, no qual o foco é a comunicação por meio de padrões abertos, também saímos na frente e já oferecemos no Brasil todo o nosso portfólio de soluções de comunicações unificadas”, conclui.