Após alguns meses de negociação, o Sintelmark (Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos) acaba de homologar a Convenção Coletiva de Trabalho 2007-2008 com o Sintratel (Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing e Empregados em Empresas de Telemarketing da Cidade de São Paulo e Grande São Paulo). Entre as principais resoluções do acordo assinado por Marcelo Henrique Guerreiro, presidente do Sintelmark, e Marco Aurélio Coelho de Oliveira, presidente em exercício do Sintratel, está o novo piso salarial da categoria, fixado em R$450,00.
“Achamos de suma importância essa cláusula do acordo, pois ao estabelecermos um piso regional para a categoria estamos olhando para o futuro do setor de call center. Além de manter os postos de trabalho no Estado de São Paulo, um único piso salarial certamente irá gerar mais emprego e atrair novos negócios para a cidade, que concentra as grandes empresas de call center do País”, avalia Marcelo Guerreiro. A Convenção 2007/2008 manteve a data base da categoria (1º de maio) e aplicou aos salários vigentes em 30/04/2007 um reajuste de 3,19%, valor estimado com base nos índices de reajuste salarial avaliados no período.
Dentre as cláusulas sociais do acordo, a Convenção manteve a jornada de trabalho dos operadores de telemarketing em 6 horas diárias e estendeu o auxílio creche para filhos com até 20 meses de idade. O Sintelmark e o Sintratel também se comprometeram a firmar junto à Delegacia Regional do Trabalho um pacto para facilitar a inserção dos portadores de deficiência física ou visual no mercado de trabalho. O documento completo da Convenção Coletiva de Trabalho pode ser acessado no site do Sintelmark.