O Sintelmark, Sindicato Paulista das Empresas de Telemarketing, Marketing Direto e Conexos, e o Sintratel, Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing, anunciaram as ações e compromissos firmados para 2013, em convenção coletiva. As negociações abordaram vários aspectos em benefício dos profissionais do setor, dentre eles, o reajuste salarial da categoria na base de 6%, índice superior à inflação acumulada no país em 2012.
Para os operadores de contact center, com jornada de seis horas diárias, o piso salarial passou a ser R$ 683,00 neste ano, aumento real de aproximadamente 8,5%. Já o piso salarial do supervisor de operação passou para R$ 1.170,00, aumento real de 6,4%. Outros benefícios ao trabalhador também integraram as negociações como a PLR, e o reajuste nos valores dos auxílios creche e alimentação.
Para Stan Braz, diretor-presidente executivo do Sintelmark, a convenção coletiva foi muito positiva para o setor. “Conquistamos grandes ganhos com este acordo firmado e com base neste documento iremos trabalhar as diretrizes para garantir o crescimento do setor alinhado a um maior reconhecimento ao funcionário, com políticas sociais de incentivo e aumento de ganho real acima da inflação”, afirma.
Como ações de “propósito social” e de “aperfeiçoamento profissional”, os dois Sindicatos firmaram a criação de um Grupo de Trabalho para estudar a implementação de um projeto de formação e qualificação de operadores para suprir as necessidades do mercado, cujas propostas devem ser apresentadas até 30 de outubro de 2013.