A SKF do Brasil lançou mais um canal de comunicação com clientes. A partir de agora, a empresa, que já mantém a central de serviço ao cliente Carisma, passa a disponibilizar também o atendimento on-line, via Internet, em tempo real. Na prática, o sistema funciona como um chat. Desta forma, o cliente entra no site da própria empresa, clica no link Atendimento Online, e passa a ter à disposição um atendente preparado para tirar as dúvidas técnicas e de mercado.
O objetivo é viabilizar um canal de comunicação ágil e que atenda às necessidades de um perfil de cliente diferenciado, formado por estudantes, engenheiros e técnicos de desenvolvimento em geral. Segundo Adriano Machado, gerente de logística e serviços ao cliente da SKF do Brasil, este novo tipo de público que será alcançado necessita de um canal mais interativo e rápido, coisa que só a Internet consegue fazer nos dias de hoje. “São pessoas que precisam da informação na hora, pois estão desenvolvendo um projeto e não podem esperar o retorno de um atendente ou preferem a assistência virtual. Com o atendimento on-line conseguimos passar a informação em tempo real”, completa.
De acordo com Machado, o atendimento on-line, integrado com o telefônico, deverá fazer com que a SKF triplique o volume mensal de casos solucionados por meio da central. “Hoje, em média, temos 1,5 mil casos resolvidos por mês. Com a ajuda do atendimento on-line, a idéia é triplicar esse número em dois anos”, observa o executivo, que ainda vê no canal uma ferramenta que pode auxiliar o departamento de vendas da companhia. “Esta equipe de atendimento gera cerca de 50 novas oportunidades de negócios para SKF mensalmente. Podemos dobrar isso rapidamente”, prevê.