A Sompo Seguros lançou a Sayuri, nova assistente virtual da companhia. A partir de agora, segurados e corretores de seguros podem contar com a tecnologia de inteligência artificial para obter informações sobre situação financeira da apólice, emitir 2ª via de boleto ou da apólice, obter telefones e demais informações sobre atendimentos disponíveis no site.
“Nada melhor do que um chatbot para agregar num único recurso a agilidade e assertividade na informação prestada com a simpatia, gentileza e acolhimento característicos do atendimento da nossa companhia”, destaca Priscila Guelfi, superintendente da área de Experiência do Cliente da Sompo Seguros.
Desenvolvida pela Certsys, consultoria especialista em desenvolvimento de chatbots, a nova ferramenta traz entre suas vantagens, mais agilidade na obtenção de informações e serviços, possibilidade de autoatendimento e ampliação do horário de atendimento para 24 horas por dia (24 x 7) para essa categoria de serviços.
A Sompo já acumula experiência na utilização de softwares robôs. A companhia lançou, no ano passado, um chatbot voltado à contratação do Seguro Garantia de Obrigações Públicas (Licitante e Executante). Ambas ferramentas utilizam a plataforma de computação cognitiva para negócios da IBM, Watson. Uma das vantagens desse recurso é o de aprendizado constante da ferramenta (aprendizado de máquina). A cada interação, o recurso consulta a base de conhecimento gerada pela área especialista, que também é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma.
“Nossos chatbots utilizam linguagem natural humana e compreendem nuances da linguagem, sotaques e abreviações. Com isso, a cada nova interação, a Sayuri vai aprender e descobrir cada vez mais as reais necessidades de nossos clientes, além de gerar dados que podem dar insights para o desenvolvimento de novas soluções que se antecipem às tendências do mercado”, conclui Guilherme Muniz, diretor de Tecnologia da Informação da Sompo Seguros, área que atou no planejamento e implementação da Sayuri junto com a área de Experiência do Cliente.
POR QUE SAYURI?
Em japonês, o nome Sayuri significa “pequeno lírio” e também “rápida ou adiantada”. Assim, de acordo com a empresa, a nova assistente virtual representa a delicadeza da flor, por um lado acolhedora e humanizada e, por outro, tem a rapidez que a torna ´ágil´ e eficiente. “A Sayuri resume em seu nome e personalidade todo o conceito com o qual trabalhamos para disponibilizar aos diferentes públicos que contatam a seguradora, mais um canal para intensificar o relacionamento”, ressalta Priscila.