Sua empresa valoriza os colaboradores?

0
1


Em “Valores Humanos no Trabalho”, lançado pela Editora Gente, o consultor organizacional Ken O´Donnell fala sobre a importância da valorização do capital humano nas organizações. As lições principais da obra têm como base que cada um é especial e merece ser reconhecido com tal. Na visão do autor, quando as pessoas se relacionam nessa consciência, tudo se torna mais fácil.

Ken ensina quatro dicas para se descobrir os princípios dos seres humanos. Num primeiro momento, ele cita que os valores não foram criados para serem colocados em grandes banners ou lindos pôsteres nas paredes exortando os funcionários a trabalharem e se comportarem melhor. “Isso, evidentemente, exige uma reflexão e uma prática mais aprofundada. A organização que vive seus valores e princípios certamente é mais sólida diante das ameaças e mais pronta para abraçar as oportunidades que surgem”, considera o autor.

Uma segunda lição é que qualquer profissional em cargo de chefia que acredita que a prática de valores não é importante, não merece ser chamado de líder. “Um líder é um ser humano que interage com outros seres humanos. Este fato tão elementar é a base da cooperação e do progresso individual e coletivo”. Para o autor, a sensibilização sobre o mundo mais humano e espiritual é essencial para qualquer um que almeja ser um líder.

A terceira visão do escritor ressalta que os valores podem demorar para mostrar resultados, mas são uma garantia de sustentabilidade. Ken considera que a visão imediatista é a grande inimiga da prática de valores. “O curto prazo pode se beneficiar de práticas desonesta, mas o longo prazo abraça os praticantes da honestidade”, diz. A quarta e última dica do autor ensina que nenhuma organização é mais forte que a lealdade dos seus membros pelos princípios em que está fundamentada. “É evidente que a imagem que uma organização mostra para o mundo não pode ser diferente da soma das imagens das pessoas que a representam dentro e fora dela”, afirma Ken.

Por fim, o escritor ainda defende nas páginas de sua obra que basta se considerar que, embora o comportamento perfeito seja uma meta admirável, todos devem levar em conta a inércia que existe há muito tempo. “Tudo que precisamos ser está dentro de nós, mas é necessário fazer o esforço de descobri-lo. Quando somos derrotados por nossas próprias ilusões ou ignorância, devemos levantar quantas vezes forem necessárias e enfrentar os desafios. Nossas asas podem ter sido cortadas, mas a nossa vocação natural é voar”, conclui Ken O´Donnell.

Ficha Técnica
Título: Valores Humanos no Trabalho
Autor: Ken O´Donnell
Editora: Gente
Páginas: 192
Preço: R$ 33,00