Tecnologia em RH: um meio, não um fim

Autor: Jeferson Melo
Para facilitar a gestão de Recursos Humanos muitas empresas criam projetos específicos  e o uso de tecnologia para este fim é sempre o primeiro passo. O  objetivo, como se sabe, é  a melhoria dos processos, eficiência nos resultados e uma comunicação mais efetiva. Dessa forma, integra-se o RH  com os outros departamentos à visão estratégica da companhia como um todo.
 O fato é que não importa o quanto a tecnologia avance em qualquer projeto, o sucesso sempre dependerá de pessoas e, que estas façam correto uso desta tecnologia. Primeiramente, é preciso que se perceba que, para atingir o potencial completo das tecnologias são necessárias mudanças nos processos associados a esta tecnologia.
 O grande desafio de Recursos Humanos não é a utilização de uma determinada tecnologia, mas sim o uso correto de processos que comuniquem às pessoas e estas à empresa. A utilização de uma tecnologia deve levar em consideração que cada pessoa é única, ou seja, cada indivíduo tem o seu tempo e suas experiências para agregar no uso desta. A tecnologia pode facilitar a gestão de Recursos Humanos atuando como automação de rotinas, criando a oportunidade de gestão dos processos e não a operacionalização destes, como também pode facilitar qualquer outro tipo de gestão. No entanto, o fato mais importante é ter como base para esta facilidade o que realmente faz sentido em Recursos Humanos, que é o trato com as pessoas.
Os treinamentos, os protótipos, a comunicação e a melhoria contínua em cada processo geram a facilidade da tecnologia na gestão de Recursos Humanos. 
Quando temos os processos bem definidos, utilizamos a tecnologia totalmente a favor da gestão de Recursos Humanos, economizando tempo e dinheiro para a companhia. Podemos disseminar informações, treinar os mais diversos colaboradores para criar ou aperfeiçoar suas competências e habilidades, contratar um novo colaborar de forma eficaz e eficiente, pois podemos utilizar a tecnologia como meio para gerar este fim. 
Com processos bem consistentes e as ferramentas certas, teremos as rotinas automatizadas e eficazes podendo elas serem facilmente implementadas como um “processo automático” nas boas ferramentas alicerçadas nas melhores tecnologias. 
Utilizemos como exemplo o “Portal de Recursos Humanos”. Este pode servir para diversos meios, bem como: comunicação com os colaboradores, descentralização da informação, rotinas administrativas on-line, entre outros. Porém, sem o uso da comunicação clara e direta de acordo com o público corporativo, o “saber vender”, faz com que a tecnologia associada a esta ferramenta seja o “grande causador” dos problemas como: falhas nos processos, erros de interpretações, gerador de mais controles, entre outros. Contudo, devemos perceber que este olhar é equivocado, pois, como dito, precisamos criar a cultura, pré-disposição para a utilização dos instrumentos tecnológicos, além de criar mecanismos que preparem e motivem as pessoas na utilização. Ou seja, tirar as pessoas da zona de conforto e comunicar o que é preciso de forma eficiente. No fim das contas, mexer em sua cultura empregatícia e corporativa.
 Assim, a tecnologia pode facilitar a gestão de Recursos Humanos quando trabalhamos com foco nas pessoas. Utilizando a tecnologia como um meio, não como um fim!
 
Jeferson Melo é administrador e sócio-diretor da Arquiteta Soluções 

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