Autor: Paulo Lira
Por incrível que pareça, todas as vantagens oferecidas por um sistema de telefonia IP são perdidas na hora da instalação. Isso devido à falta de conhecimento de quem vende e de quem compra a solução. Muitas vezes, um sistema de telefonia IP é instalado como um sistema de telefonia convencional, ou seja, este permanece amarrado à operadora tradicional de telefonia e sem oferecer funcionalidades de mobilidade para o cliente.
A grande vantagem da telefonia IP é exatamente a liberdade de escolha da operadora, esteja esta aqui no Brasil ou no exterior, proporcionando tarifas competitivas e diferentes níveis de qualidade, dependendo da necessidade do usuário. Nessa tecnologia, funcionalidades como receber seu correio de voz via e-mail ou ter seu ramal IP no smartphone ou notebook já é realidade.
A outra grande vantagem desconhecida é o método de endereçamento de numeração, ou melhor, o ramal do usuário tem endereços semelhantes aos endereços de e-mail. Por exemplo, quando um usuário quer falar com outro, que seja de mesmo sistema ou de sistemas independentes de telefonia IP, os endereços dos domínios serão consultados e uma rota ligando estes pontos será estabelecida via Internet, sem custo. Para isto, basta uma configuração correta de todo o sistema.
Para que se possa ter a flexibilidade de escolher qualquer tipo de aparelho telefônico IP, é necessária a opção por sistemas de telefonia que trabalham com protocolo SIP. Com este tipo de escolha, é possível ligar dispositivos de modelos e fabricantes diferentes.
Não se pode esquecer que os sistemas de telefonia IP são baseados em software, não dependem exclusivamente de uma plataforma de hardware ou sistema operacional específico. Isso dá ao comprador total escolha de fornecedores. Dessa forma, a velha caixinha que era pendurada na parede com um monte de fio, provavelmente vai virar um servidor dentro do rack no datacenter do cliente ou externo.
Paulo Lira é diretor-geral da integradora PL Tecnologia.