O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Tese analisa acústica e sintomas vocais de teleoperadores

A voz tem grande importância para todos os indivíduos, especialmente para aqueles que a utilizam ocupacionalmente como parte integrante do seu trabalho e dependem de uma boa produção e qualidade vocal para o seu sustento. Com o objetivo de definir o perfil vocal de indivíduos que utilizam suas vozes profissionalmente, foi que a fonoaudióloga e psicomotricista, Claudia Liechavicius, desenvolveu a tese “Sintomas vocais, análise perceptivo-auditiva e análise acústica de teleoperadores de centrais e atendimento”. O trabalho buscou o perfil do comportamento vocal dos profissionais de teleoperação atuantes na central de atendimento de uma seguradora, nas plataformas de: assistência 24 horas, central de cálculo e emissão, central de aviso de sinistros e central de informações.

Participaram desta pesquisa 62 teleoperadores escolhidos randomicamente de um total de aproximadamente 600 funcionários, brasileiros, de classe média, sendo 39 do sexo feminino e 23 do sexo masculino, sujeitos as mesmas condições ambientais de trabalho, com períodos de 4 a 6 horas de atendimento telefônico diário, com faixa etária variando entre 18 e 38 anos. O trabalho constituiu na aplicação de questionário individual de sinais e sintomas vocais, análise perceptivo-auditiva da qualidade vocal e incidência de ataque vocal brusco e análise acústica. A coleta dos dados deste trabalho foi realizada durante os anos de 1999 e 2000.

A análise dos resultados verificou vários sinais e sintomas vocais de mau uso e abuso vocal; na análise perceptivo-auditiva 35% dos indivíduos apresentam alteração na qualidade vocal; a análise dos parâmetros acústicos encontra-se dentro dos padrões normativos descritos na literatura, com exceção da freqüência fundamental feminina que se encontra no limite inferior de normalidade.

Claudia Liechavicius é Fonoaudióloga Especialista em Voz pelo Centro de Estudos da Voz (CEV), SP; Especialista em Patologias da Linguagem pela Universidade Estácio de Sá (UES), RJ; Mestra em Educação por Framingham State College (FSC), EUA; formação em Terapia Familiar Sistêmica pelo Instituto de Terapia de Família (ITF), RJ; e Professora de Voz em Telemarketing do Curso de Especialização em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC), SP.

Os interessados em conhecer este trabalho, entrem em contato pelo e-mail [email protected] e peçam o resumo da tese “Sintomas vocais, análise perceptivo-auditiva e análise acústica de teleoperadores de centrais de atendimento”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima