Tmov aprimora comunicação com caminhoneiros via WhatsApp 

Marketplace de cargas fechadas chega a 30% de conversão usando a inteligência dos chatbots

A Tmov, logtech e marketplace de oferta e demanda de cargas fechadas, informa que aposta agora em novas estratégias para se relacionar com os caminhoneiros. Depois de lançar a conta digital TmovPay e uma tag de pedágio exclusiva para os motoristas de caminhões, a empresa agora disponibiliza dois chatbots no WhatsApp, com o intuito de agilizar o atendimento, finalização de cadastro de motoristas e a oferta digital de fretes.

“Embora a grande maioria dos caminhoneiros não seja de nativos digitais, segundo nossas pesquisas, 77% deles usam redes sociais e entender esse comportamento foi fundamental antes de lançar os novos canais. Entre as funcionalidades que o bot de atendimento oferece e permite ao usuário resolver direto pelo WhatsApp, estão o acionamento de sinistro, atendimento para gerenciamento de risco, erro de cadastro, alteração de status, entre outros”, explicou Rafael Cassemiro da Cruz, gerente de atendimento da Tmov.  

O executivo afirmou que esse canal foi escolhido a partir do conhecimento dos hábitos e das preferências dos caminhoneiros. “Traçamos os principais fluxos de atendimento, as principais dores e fomos testando, fase a fase, cada onda de melhoria”

Os chatbots da Tmov foram desenvolvidos em parceria com Take Blip, empresa especializada em soluções inteligentes de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais e provedora oficial do WhatsApp Business. Por meio da plataforma, o time da Tmov faz toda a gestão destes contatos inteligentes em um só lugar, o que torna possível responder de forma rápida às mensagens que chegam, ter uma análise de toda a comunicação, além de armazenar um histórico dos atendimentos digitais. “Vale ressaltar que todos os nossos bots atuam de maneira integrada com diversas áreas da empresa, entre elas, marketing e growth, gerenciamento de risco, SAC e onboarding, afinal, são temas de interesse comum para diferentes setores”, detalhou Heitor de Carvalho, diretor de tecnologia da Tmov.

De acordo com o executivo, “o percentual de conversão dos caminhoneiros na Tmov via chatbot já chegou a 30%. Ou seja, a tecnologia traz confiabilidade ao relacionamento e eleva o percentual de adesão ao pacote de soluções da nossa logtech. Desde quando os pilotos começaram a funcionar, mais de 404 mil mensagens foram trafegadas nos canais e mais de 10 mil usuários únicos interagiram com eles”.

Agilizando a solução das demandas

Com os chatbots, a Tmov assegura haver reduzido em até 60% o tempo gasto em cada atendimento. “Nossos clientes tinham dificuldade com canais de atendimento como email e telefone, por isso, tomamos a decisão de concentrar nossos pontos de contato em um canal prático e acessível, como o WhatsApp. Já está previsto para 2023 integrarmos mais funcionalidades a essa ferramenta, o que tornará a rotina dos caminhoneiros ainda mais ágil e digital”, observou Rafael.

A finalização do cadastro de novos motoristas também ganhou mais eficiência com o bot. Em 64% das reanálises dos casos em que há inconsistência ou insuficiência de dados, elas foram aprovadas em tempo real, durante o atendimento digital. O tempo de pendência, ou seja, entre a constatação de uma insuficiência ou pendência no cadastro, e a resolução com a liberação, caiu 57% de outubro até dezembro. “Mas, sem dúvida, o nosso maior sucesso está na busca e dúvidas de frete que, desde o lançamento do piloto, em setembro, atingiu a marca de mais de 5.100 tickets atendidos. O motorista recebe as melhores ofertas de fretes pelo WhatsApp, baseado no seu perfil e comportamento de carregamento. Assim, ele é notificado e pode finalizar a ‘contratação do frete’ pelo app Tmov”, conclui Heitor.

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