Para comemorar o oitavo aniversário no dia 29 de maio, a TMS Call Center reafirma a opção pela sustentabilidade por meio de um programa de ações relacionadas à conservação e melhoria do meio ambiente. Para o público interno, o projeto inclui a divulgação de informações e o incentivo à tomada de consciência sobre a responsabilidade pessoal de cada um em relação ao meio ambiente. Um exemplo é o lembrete a respeito do balanço ecológico, lembrando que para neutralizar os efeitos da utilização de automóvel por 20 quilômetros diariamente, por um ano, é necessário o plantio de quatro árvores.
Além disso, cada funcionário da empresa recebeu kits com sementes de Ipê – palavra nativa da Mata Atlântica que em tupi guarani significa “madeira que flutua” e é considerada uma das árvores nacionais por excelência. Todos os mais de 4,5 mil colaboradores da TMS foram convidados também a participar da Caminhada Ecológica, pela reserva do Parque Ecológico do Tietê, no dia 2 de junho, quando será feito o plantio de mais de uma centena de árvores. Para os demais públicos, a empresa distribui mudas de romã, fruta símbolo de prosperidade e riqueza. “Queremos reafirmar nosso compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade, em todos os sentidos”, explica Diogo Morales, diretor geral da TMS Call Center.
Em outra vertente destes conceitos, a empresa firmou parceria com a Ong Ação Cultural Indígena Pankararu. Os Pankararu, originários da aldeia Brejo dos Padres, em Pernambuco começaram a migrar para São Paulo a partir de 1950, fugidos da seca, da fome, e dos conflitos com posseiros de terra. Na aldeia permanecem cerca de 6.000 índios, enquanto na capital paulista vivem 1.200 índios distribuídos em diferentes favelas, principalmente no Real Parque. Em 2003 um grupo desta etnia tomou a iniciativa de constituir uma Organização Não-Governamental para alavancar projetos visando atender as demandas da comunidade indígena, preservando suas raízes, usos e costumes de um conhecimento milenar diferenciado. A parceria inclui a distribuição de alimentos, a participação de integrantes das tribos na Caminhada Ecológica e a divulgação interna do documentário “Do São Francisco ao Pinheiros”, narrando a trajetória dos Pankararus. Também está nos planos da empresa avaliar um programa de capacitação e absorção profissional de integrantes da tribo.