TST debate terceirização amanhã

Nos dias 04 e 05 de outubro, Em Brasília (DF), o Tribunal Superior do Trabalho, TST, realiza sua primeira audiência pública. O tema da audiência será a terceirização de mão de obra, objeto de cerca de 5 mil processos em tramitação no TST e milhares de outros em toda a Justiça do Trabalho. Na audiência pública, o tribunal ouvirá o pronunciamento de pessoas com experiência e reconhecida autoridade na matéria. O objetivo é esclarecer questões fáticas, técnicas (não jurídicas), científicas, econômicas e sociais relativas ao fenômeno da subcontratação de mão de obra por meio de empresa interposta.  
O aspecto que se intenciona esclarecer é a manutenção do critério de atividade-fim do tomador de serviços, atualmente adotado pelo TST para declarar a licitude ou ilicitude da terceirização. Entre eles estão a terceirização em empresas de telecomunicações ou concessionárias de energia elétrica; a terceirização em instituições financeiras e atividades bancárias, como nas áreas de promoção de vendas, correspondência postal, recursos humanos, caixa rápido e cobrança, entre outros; e a terceirização em empresas de tecnologia da informação e comunicação e em empresas de alimentos e bebidas
A audiência, que ocorrerá das 9h às 12h amanhã e das 14h às 18h na quarta-feira, será gravada, e os interessados em obter cópia da gravação podem obtê-la por meio de requerimento à Secretaria de Comunicação Social. 
Além disso, a ABT, Associação Brasileira de Telesserviços, irá participar da audiência em que fará uma apresentação com fatos que comprovam a importância para o Brasil da prestação de serviços de call center por empresas especializadas, apresentando também um vídeo sobre o setor. A argumentação da ABT será mediada por Topázio Silveira Neto, vice-presidente do Conselho Deliberativo da entidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima