Desafio para os diretores de recursos humanos, manter o comprometimento dos colaboradores é essencial para que a missão e visão da empresa sejam concretizadas. Uma das formas para conseguir o engajamento dos profissionais é, em primeiro lugar, haver uma boa seleção, de maneira a contratar pessoas que gostam do que fazem, que tenham afinidade com a empresa, com a sua filosofia e os seus valores, segundo Marília Tose, professora da PUC-MG, que atuou na área de recursos humanos da Alcoa Alumínio por 25 anos. Ela acrescenta a importância da comunicação. “Não haverá comprometimento se o funcionário não souber exatamente o que a empresa espera dele. Aqui entram os gestores do funcionário e de recursos humanos”, adianta.
Ao líder, ela explica que compete treinar o funcionário, comunicando ao recém chegado o que a empresa espera dele e fazer um acompanhamento do desempenho desse funcionário, de maneira a não só verificar o seu comprometimento, como também ajudá-lo a desempenhar bem as suas funções. “Ao responsável pelo RH cabe dar ao gestor as ferramentas que se façam necessárias para que ele possa influenciar o comprometimento dos funcionários”, completa Marília, que também é autora do livro “Avaliação de desempenho humano”, da editora Campus/Elsevier.
A professora acrescenta que o grau de comprometimento do colaborador pode ser avaliado por meio de um processo de avaliação do desempenho, que inclua objetivos estabelecidos/negociados, a priori, e um plano individual de desenvolvimento após a avaliação. Os indicadores têm que ser estabelecidos pela empresa, de acordo com a sua cultura, sua missão e sua visão. “O desempenho/comprometimento de um funcionário deve ser acompanhado periodicamente, dentro de um processo de avaliação de desempenho. Esse processo permitirá corrigir os desvios que aparecerem ao longo de um período. O responsável por esse processo é o gestor do funcionário e a ele cabe um trabalho de coaching que ajude o funcionário a se comprometer com a empresa”, finaliza Marília.