Autor: Victor Felipe Oliveira
Há gerações seguimos a conhecida fórmula de crescimento profissional: formar na escola, entrar na universidade, concluir a graduação e emendar pós, MBA, mestrado e por aí vai. Tudo isso para sermos profissionais qualificados e que atendem às demandas e necessidades do mercado. Mas é interessante observar que, por mais que o tradicional currículo de estudos seja um excelente caminho para o conhecimento e para o desenvolvimento profissional, nos últimos anos, fala-se cada vez mais de novas opções para aprendizado. Ao lado de uma variedade de plataformas disponíveis na atualidade, é possível incluir a universidade corporativa.
Cursos online, workshops, “bootcamps” (quando ocorre uma verdadeira imersão em um tema), “masterclasses”, palestras e cursos de curta duração são só algumas das nomenclaturas que fazem parte dessa esfera de novos rumos do aprendizado. Hoje em dia, dezenas de milhares de plataformas online oferecem meios de qualificação para diversos setores e áreas de conhecimento. Até idiomas podem, agora, ser aprendidos e aperfeiçoados por meio de aplicativos de celular. Além disso, surgem espaços inovadores, como ambientes de coworking – com a cara de uma gostosa cafeteria ou bistrô – que fazem parcerias com especialistas, oferecendo um dia, um fim de semana ou algumas noites de transmissão de conhecimento e know-how.
Já as “universidades” dentro das próprias empresas adaptam aquele modelo – que disponibiliza a universalidade de conhecimentos – em disciplinas que serão diretamente aplicadas para os colaboradores da corporação. O formato é prático, como os de laboratórios, com aplicabilidade, direcionamento para a construção e desenvolvimento da carreira daquela pessoa, naquela companhia.
A empresa que conta com esse tipo de iniciativa está investindo no próprio colaborador, atualizando, reciclando e renovando seus conhecimentos. Dessa forma, todas as partes têm a ganhar. Capacitar quem integra seu time significa investir em resultados para a própria empresa, considerando que é fundamental falar sobre processos, o que facilita a compreensão de objetivos e metas.
Vale ressaltar que os benefícios são duradouros para as pessoas que estudam na universidade corporativa, uma vez que esse modelo supera a ideia de um treinamento básico e superficial. A inserção em um ambiente de aprendizado é algo que todas elas vão carregar para toda a vida – mesmo se vierem optar por outra oportunidade de trabalho no futuro.
As universidades corporativas têm ensinado empresários e empreendedores que conhecimento é um forte aliado da estratégia, do planejamento dos negócios. Além de valorizar o estudo formal e a bagagem acadêmica que cada pessoa agrega à empresa, agora existem novos caminhos a serem oferecidos para o aprendizado e a qualificação, como a universidade corporativa. Esse modelo reforça a ideia de que o investimento em pessoas faz parte da busca pelo melhor desempenho organizacional. Investir no preparo de quem integra seu time tudo tem a ver com a longevidade de seu negócio.
Victor Felipe Oliveira é CEO da VGX Contact Center.