Uma receita simples para influenciar

Autora: Cristina Pestana
A primeira impressão é a que fica? Já achei que sim, depois mudei para não. E ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre esse tema.
Então refletindo percebi que o primeiro contato, que pode impactar na primeira impressão, será pela saudação: Bom dia, boa tarde e boa noite. Mesmo achando que isso é educação, também é uma ponte sólida de aproximação entre as pessoas.
A maneira como damos essa saudação está ligada ao momento que estamos passando (corrido, afoito, triste, nervoso, alegre, entusiasmado, apressado, etc.), e acabamos por falar de qualquer jeito, sem nos preocupar que a primeira impressão: pode ser a que fica.
Lembro pelo “bom dia” que meu gerente dava, eu e meus colegas de departamento comentávamos: “nossa hoje ele não está bem”, “hoje será um dia daqueles”. Muitas vezes ele estava distraído, ou com sono, mas o fato da saudação ser o primeiro contato que tínhamos com ele, já criávamos um pré-conceito e ficávamos cautelosos de interagir com ele.
Pense comigo, quando te desejam bom dia olhando nos seus olhos, como você se sente? Normalmente nos sentimos importantes, que a pessoa demonstrou verdade e que se importa com a gente.
A influência e liderança não estão só em fazer grandes mudanças, implantações ou reinventar a roda, mas em fazer a roda girar com elementos que estão mais em nossas mãos e de fácil utilização. Então falar as saudações de bom dia , boa tarde e boa noite com todos que te rodeiam, mostrará que pequenas atitudes podem ser o segredo do seu tempero para alcançar um grande objetivo, sem precisar de grandes estratégias, investimentos em cursos ou implantações de projetos motivacionais.
Com pitadas de atitudes simples, doses diárias de importância ao próximo é que ampliamos e conquistamos consideravelmente a influência junto ás pessoas que convivemos.
Um forte abraço e um bom dia, boa tarde e boa noite para todos! 
Cristina Pestana é psicóloga e pós-graduada em formação de professores. Possui mais de 18 anos de atuação em Recursos Humanos, incluindo no cargo de liderança. Hoje, como consultora, conduz curso para líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima